Por que "A Família do Futuro"?

Minha foto
Singapore
O nome do Blog surgiu de uma brincadeira, pois é muito curioso pensar que estaremos fisicamente onze horas à frente de nossa terra natal. Em Singapore, teoricamente, tudo ocorre primeiro que no Brasil. Aqui tentaremos ser cronistas de nós mesmos, interpretando o mundo à nossa volta em palavras simples e diretas. Mostraremos as aventuras de Marco, Ro, Carol, Bernardo, Beatriz e Eduardo em terras distantes. Rev3: Durante o tempo de existência desse blog, esta introdução foi alterada 2 vezes por incremento de novos integrantes.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Serviço ao seu dispor

Eis aqui uma coisa que o pessoal daqui realmente tem vocação para entregar: Serviços.
Esta pequena ilha do sudeste asiático praticamente vive disso. E acabou se especializando neste tema.
Sem teorizar muito vou tentar detalhar 4 coisas simples e que achei fantástico, do ponto de vista do contato com o cliente e do uso da tecnologia. Alguns exemplos:

a) Comprei uma televisão. No ato da compra eu perguntei se a instalação na parede estava incluso no preço. O vendedor disse que sim.
Dois dias depois bateram à porta duas pessoas uniformizadas. Eles carregavam a caixa de televisão e uma caixa de ferramentas.
Em 20 minutos fizeram a instalação. Mas o que deixou surpreso foi quando começaram a furar a parede para fixar as buchas. Eles utilizaram um dispositivo acoplado à furadeira, que funcionava como um aspirador de pó. Ou seja, não fizeram nenhuma sujeira.
Instalaram a televisão e foram embora. Eu que fiquei para limpar, não precisei limpar nada.

b) Cortar cabelo: Eu fui cortar cabelo numa grande rede que possui várias lojas em shopping centers. é um conceito de fast food da beleza.
Entra-se na loja que não mede mais do que 10m2.
Você insere uma nota de 10 dólares numa máquina e ele te devolve um cartão, que possui um número e funciona como a sua senha de chamada.
Alguns minutos depois te chamam pelo número e pedem para você se acomodar na cadeira, e perguntam como você deseja o corte.
Sem nenhuma frescura começam a aparar. Prometem o corte em até 10 minutos.
Finalizado, com um espelho em mãos te perguntam o que você achou. Caso ocorra o consentimento, utilizam um aspirador de pó adaptado para limpar todo o seu couro cabeludo e sua roupa. Não fica nenhum fiapo.
Depois que você levanta, eles apanham uma vassoura pequena, apertam um botão e todo o cabelo do chão é sugado por uma fenda na parede. Achei isso incrível.

c) Portos e estaleiros: O que mais você vê por aqui é navio sendo rebocado ou carregado. Esta ilha possui uma dos portos mais movimentados do mundo.
Como a área ao redor é considerada de pouca segurança, pois há muitos saques de piratas nas proximidades com a Indonésia, eles vendem um serviço de "segurança do mar". Ou seja, se você quiser manter seu navio numa área delimitada da ilha e de extrema segurança, sem problemas. Desde que você pague por este serviço.

d) Serviço de táxi - é muito comum aqui você utilizar táxis. É um meio de transporte popular e, por ser rápido e barato, eles tem uma sistema de chamada por telefone.
Como funciona: Você liga para a central. O celular fornece a localização que você se encontra e pede para você confirmar o endereço.
Caso afirmativo, a central envia um pedido de solicitação a todos os motoristas. Cada carro possui um visor LCD com GPS integrado. Caso o motorista esteja por perto, ele pode confirmar que aceita o pedido. Então, de modo online e rápido, uma secretária eletrônica te confirma qual a placa e em quanto tempo o táxi irá te apanhar.


No fundo não é nada de mais, mas como não estamos acostumados com nível de qualidade da entrega, a gente acaba se surpreendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário