Por que "A Família do Futuro"?

Minha foto
Singapore
O nome do Blog surgiu de uma brincadeira, pois é muito curioso pensar que estaremos fisicamente onze horas à frente de nossa terra natal. Em Singapore, teoricamente, tudo ocorre primeiro que no Brasil. Aqui tentaremos ser cronistas de nós mesmos, interpretando o mundo à nossa volta em palavras simples e diretas. Mostraremos as aventuras de Marco, Ro, Carol, Bernardo, Beatriz e Eduardo em terras distantes. Rev3: Durante o tempo de existência desse blog, esta introdução foi alterada 2 vezes por incremento de novos integrantes.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Primeiros passos de Carolina na Escola

Esta semana completaram-se 12 dias que a Carolina foi matriculada numa pré-escola aqui próxima à nossa casa.
A escola chama-se EtonHouse International. Ela é administrada por britânicos e possui um estilo liberal para ensino.


Nos primeiros dias de aula acompanhamos a Carolina de perto, pois estávamos preocupados com possíveis problemas de integração, mais devido à falta da língua inglesa do que por outros motivos. Entretanto, ledo engano, ela esta tirando de letra.
Óbvio que os primeiros 3 dias foram um tanto complicados - ela chorou ao ficar sozinha. Hoje ela nem olha para trás para se despedir.

A escola é multiracial. Na sala dela são cerca de 15 crianças, todas de idade aproximada, onde se misturam holandeses, britânicos, chineses, americanos, indianos e uma brasileirinha.
Ela possui boa infra-estrutura, com ampla área verde, sala de pinturas, sala de músicas, córrego artificial e as crianças, com uma certa organização, podem usufruir de tudo isso.
Cada sala de aula possui 3 professores. Sendo uma responsável pela parte pedagógica, uma assistente e uma professora de mandarim. Portanto, a idéia é que ao final, as crianças sejam educadas no inglès britânico e no mandarim ao mesmo tempo.

O saldo positivo ao nosso ver, é que a cada dia a Carolina vem falando uma nova palavra em inglês - chinês menos.
Ontem ela chegou em casa dizendo "good morning", "good morning", hoje aprendi os numbers. Outro dia desses ela veio falando "Nihau" - em chinês é a saudação para dizer "olá". E nisso a gente vai ficando orgulhoso (corujas).


Agora a nossa meta é buscar cursos de línguas para a Rosângela e para mim. Ainda temos severas dificuldades para nos comunicar.
Eu até consigo me virar mais, mas definitivamente esse inglês que eles adotaram aqui, mesclado com o sotaque chinês, é terrivelmente temido por nossos ouvidos. Às vezes temos que pedir para que repitam 3, 4 vezes e ainda saímos sem entender nadica explicação. Na maioria das vezes tem-se que interpretar pelo contexto.a de nada. Ao mesmo tempo a Rosângela se sente muito frustrada por não conseguir se comunicar com os vizinhos, ou mesmo com outras mães que compartilham a área de lazer do prédio que moramos. Por outro lado, ela é bastante corajosa, pois mesmo não sabendo falar, consegue entender muito bem. Outro dia desses vieram à nossa casa um eletricista para consertar a campainha e uma pessoa para fazer medições na janela para instalação de grades. Ela entendeu tudo, e ainda escreveu os recados e orçamentos passados.
No entanto, hoje, esta é a nossa sina e principal meta para melhorar nossa qualidade de vida aqui.

Um comentário:

  1. This blog does make you in Singapore connect to us in Brazil, in a way that it seems you`re closer. Carol is doing great, I suppose and she's gonna do better and better and speak English much faster than we all think. I'd love to see you guys overcome such difficulty with the language. Frankly speaking, in 6 months from now everything will be alright. Believe me.

    ResponderExcluir