Por que "A Família do Futuro"?

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Singapore
O nome do Blog surgiu de uma brincadeira, pois é muito curioso pensar que estaremos fisicamente onze horas à frente de nossa terra natal. Em Singapore, teoricamente, tudo ocorre primeiro que no Brasil. Aqui tentaremos ser cronistas de nós mesmos, interpretando o mundo à nossa volta em palavras simples e diretas. Mostraremos as aventuras de Marco, Ro, Carol, Bernardo, Beatriz e Eduardo em terras distantes. Rev3: Durante o tempo de existência desse blog, esta introdução foi alterada 2 vezes por incremento de novos integrantes.

terça-feira, 19 de março de 2013

Festa das Nações

Em algumas semanas ocorrerá um grande evento na escola que a Carolina estuda. A escola esta organizando a festa das nações, onde cada país expõe comidas e típicas e um pouco da sua cultura. As mães brasileiras estão organizando uma barraca com degustação de comidas e doces típicos. Super bacana.

Por ser uma escola internacional, há uma salada de frutas de distintas nacionalidades. Interessante de se notar a mescla. Veja a lista da classe dela:
Alex – Japan
Aly – Pakistan
Ann Gie – Malaysia
Annabel – Wales (Gales)
Apsara – Thailand
Ava – Philippines
Carolina – Brazil
Chloe F – Colombia
Chloe L – Singapore
Corban – U.S.A
Daniel – Japan
Diego – Spain
Eoghan – Ireland
Federico – Italy
Hana – Japan
Julianna – Philippines
Jun – Japan
Junyi - China
Mateo – Chile
Markus – U.S.A
Saghyna – England
Sidra – Pakistan
Tyler – U.S.A

Uma constatação: Embora seja uma escola internacional e privada, ela acaba não atraindo muito os estudantes asiáticos chineses, coreanos, singapurianos e indianos. O motivo: ela emprega métodos de ensinos ocidentais e essas nacionalidades abominam isso.
Primeiro: a carga horária é a mesma que das escolas brasileiras.
Segundo: o sistema de avaliação é composto por um acompanhamento comportamental e por uma avaliação intelectual. Mede-se não somente a questão de raciocínio e lógica, mas também suporta o lado psicológico e motor.
As escolas chinesas, coreanas e indianas enfatizam muito o lado intelectual e a meritocracia, ocorrem testes pesados e que exigem muito sacrifício das crianças.
É comum ver os locais estudando 12 horas por dia de segunda a sexta, e aos finais de semana, complementam o curso normal com aulas complementares de matemática e línguas.
Em Singapura, após a realização dos testes, as notas são publicadas on-line e o aluno pode se comparar com todos os outros, de todas as escolas do país. Existe um ranking onde os melhores são premiados e mantidos (subsidiados) pelo governo.
A pressão dos pais é tão grande que muitos jovens se corrompem e acabam cometendo suicídio.

Não creio que seja um método saudável, pois a criança não aproveita a fase que ela se encontra e este modelo educacional tende a afastar a criança do convívio social e familiar.
Definitivamente não é o tipo de educação que busco para os meus filhos. Embora goste do sistema de meritocracia, não creio que os pimpolhos têm suficiente maturidade para compreenderem este tipo de competição nada saudável. Aliás, ser o primeiro aluno (ou o mais inteligente) da sala de aula, não garante o sucesso profissional e familiar.

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